Categorias e Promotores
/
Cotia

KARTÓDROMO INTERNACIONAL GRANJA VIANA

O kartódromo Internacional Granja Viana pertence à família Giaffone, que tem tradição e experiência no automobilismo nacional e internacional. Na década de 60, os Giaffones começaram sua história no automobilismo com Afonso Giaffone no kart,sendo seguido alguns anos mais tarde por seu irmão Zeca Giaffone. Ambos conquistaram títulos brasileiros no kart e, depois, rumaram para a Stock Car brasileira onde também brilharam com a conquista do título da categoria.

Os quatro filhos de Afonso também se aventuraram no kart com mais conquistas e os dois filhos de Zeca aumentaram as glórias da família no mundo da velocidade: Zequinha Giaffone é campeão Pan-americano de kart e tem passagem pela Indy Lights, categoria na qual disputou algumas provas, inclusive com pódio. Felipe Giaffone é campeão paulista e Sul-americano de kart, campeão brasileiro de Fórmula Chevrolet e participou da Fórmula Indy por quatro temporadas, além de disputar mais quatro campeonatos mundiais de kart. Foi também tetracampeão brasileiro de Fórmula Truck e atualmente compete na Copa Truck, ambas defendendo a equipe Volkswagen.

Em 1989, Zeca Giaffone montou uma fábrica de kart com o nome de ZF (iniciais dos filhos Zequinha e Felipe) e, com visão de empresário e toda sua experiência no automobilismo, surgiu a ideia de construir um kartódromo que atendesse às mais variadas exigências e fosse de encontro aos desejos dos mais experientes e apaixonados pilotos. Foi aí que, em outubro de 1996, dentro de uma área de 48.000 metros quadrados, foi inaugurado o então Kartódromo Granja Viana e que com o tempo recebeu homologação de “Internacional” por parte da FIA dada a sua infra-estrutura e à importância das provas que sedia.

A idealização do circuito contou com a experiência em pistas do Brasil e do mundo dos envolvido. Assim, os Giaffone (Zeca e seus dois filhos) foram desenhando aquele que se transformaria em um dos mais modernos e desafiadores traçados que existe no mundo do kart. Foram recriados trechos de curvas, partes de alta, partes de baixa, retas e formas que lembram muitos outros kartódromos do mundo. Com isso, o resultado final foi uma pista que tem de tudo um pouco e, ainda, a criatividade de quem tem anos de prática no automobilismo.

 

Atualmente o Kartódromo Internacional Granja Viana sedia os principais eventos de kart nacionais e internacionais. Eventos estes que vão desde grandes campeonatos de kart amador e profissional, até as consagradas 500 Milhas de Kart Granja Viana, que conta com a participação de pilotos das principais categorias mundiais. Hoje em dia, os Giaffone continuam envolvidos com o automobilismo, fornecendo e preparando os motores e a estrutura tubular da Stock Car Brasil, entre outras importantes contribuições nos segmentos Indústria e Tecnologia do automobilismo brasileiro.

O Kartódromo Internacional Granja Viana está situado num local de rara beleza e conta com excelente estrutura para sediar as maiores e principais competições de kart do mundo. As instalações contam com uma ampla área construída com boxes, arquibancadas, restaurante, lanchonete, vestiários, gavetas para kart, oficinas, loja de produtos, mezanino para descanso e visualização da pista, padock fechado, amplo estacionamento e muito mais. Está  localizado dentro de uma área de 48.000 metros quadrados e oferece diversos traçados que podem ser utilizados em todos os tipos de competições de kart e em todos os níveis.

 

Leia Mais
Kartódromo Internacional Granja Viana